A Último Recurso é uma ONG portuguesa que utiliza o Direito e a Litigância Climática para responsabilizar os principais infratores pela crise climática e que acredita no poder do Direito para reduzir as emissões dos GEE, defender as comunidades mais afetadas e prevenir danos ambientais.
Qual é a nossa
Missão?
A Último Recurso é uma associação com personalidade jurídica, registada em maio de 2021 e apresentada ao público no dia 22 de abril de 2022. Movemo-nos pela criação de uma mudança sistémica de ponta a ponta: informando, implementando e aplicando a lei, aconselhando os decisores políticos sobre políticas e sensibilizando e educando sobre o Direito Climático. Assumimos a missão de colocar os instrumentos jurídicos ao serviço da justiça climática e social, exigindo a transformação progressiva do atual sistema jurídico para alavancar a mudança estrutural necessária para enfrentar a atual crise climática.
A nossa
História
Dezembro, 2021
Criação da Último Recurso como uma
Associação Juvenil sem fins lucrativos
22 de Abril, 2022
Lançamento da Associação ao público
Existem várias formas de apoiar os nossos projetos.
"A nossa geração é a última capaz de impedir o caos climático e a destruição da vida na Terra como a conhecemos. A inação levará ao esgotamento dos recursos naturais e do planeta. A Último Recurso nasce da necessidade de uma Associação em Portugal que se atreva a ir até ao último recurso judicial, ao responsabilizar empresas e o Governo para evitar que os últimos recursos naturais sejam extintos."
Mariana Gomes Presidente e Fundadora da Último Recurso